Na Cozinha com a Cintya

Cozinha da Ci

Cozinha da CiCintya Wachholz, que já foi uma das doceiras mais importantes do Estado – suas criações eram vendidas, por exemplo, no auge da Daslu, em São Paulo –, carrega na bagagem uma experiência gastronômica de lamber os dedos. Por meio de cursos personalizados, se aprimora a cada viagem com mestres renomados da alta gastronomia em grandes centros do Brasil e do mundo.

E para nossa alegria compartilha tudo isso no Cozinha da Ci, um projeto pessoal onde abre as portas de casa, em Blumenau, para receber, reunir e compartilhar momentos com suas alunas. Despretensiosa, ela ensina, além do menu com uma explosão de sabores e cocções incríveis, como colocar a mesa. O espaço é ambientado para cada ocasião por ela mesma e o clima é de amizade, aconchego e bom gosto. Estive por lá e aprendi algumas delícias que divido com vocês. O cardápio da noite foi inspirado no chef argentino Francis Mallmann.

 Salada de Abóbora grelhada com rúcula, queijo de cabra e molho de ervas

 Para a Salada

1 abóbora moranga | rúcula | queijo de cabra | sal, pimenta, azeite e mel

Para o molho

2 colheres de sopa de hortelã picada |  2 colheres de sopa de orégano picado | ¼ xic de azeite de oliva

Preparo

Faça o fogo na grelha ou aqueça o fogo a 200graus. Corte a abóbora no sentido longitudinal e retire as sementes. Grelhe por 45-60minutos até que ela esteja macia. Faça o vinagrete misturando todos os ingredientes. Faça cavidades na abóbora ainda quente e junte as lascas de queijo de cabra e as folhas de rúcula. Sirva com o vinagre.

abobora com rucula 2

 

abobora grelhada ci2  mesa posta ci abobora salada de abobora empratado

Tortelon de Espinafre e Molho de Tomate

 rende 12 porções

MASSA

2xic de farinha de trigo

2xic e 1/2 de leite integral

1 pitada de sal

2 ovos

Bata tudo em um liquidificador e grelhe em frigideira untada em azeite.

RECHEIO

2 maços de espinafre

700g de ricota fresca amassada

120g de passas hidratadas em Whisky

1 dente de alho ralado

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de manteiga

sal e pimenta do reino a gosto

Lave bem as folhas de espinafre. Leve uma frigideira antiaderente  em fogo médio. Escorra as folhas de espinafre em uma peneira. Transfira as folhas de volta para a peneira e pressione para retirar o excesso de água.

Volte a frigideira ao fogo. Com azeite, acrescente o alho. Retire do fogo, junte as passas. Volte ao fogo até a bebida secar. Desligue do fogo. Junte o espinafre, a ricota tempere com sal e pimenta. Recheie os tortelons. Cubra com o molho de Tomate e leve ao forno para aquecer por aproximadamente 15 minutos.

tortelon

Molho de Tomate

8 dentes de alho picados

40 tomates pelados italianos

Azeite de Olivia, sal, 1 a 2 pimentas dedo de moça  e manjericão fresco

Preparo

Pele os tomates, mas não despreze a polpa e as sementes. Passe a polpa e as sementes em uma peneira.

Refogue ligeiramente o alho ralado no oliva, acrescente a pimenta e junte os tomates e então o sumo da polpa. Tempere.Coloque as folhas de manjericão e cozinhe. Desligue e coloque um fio de azeite. Leve ao forno médio para aquecer e sirva imediatamente.

molho de tomate

Frango no Sal

1 galeto para duas pessoas

tomilho  | sálvia | 4 dentes de alho com casca por galeto  | 4kg de sal grosso  | pimenta do reino

Preparo: Cortar o frango ao meio no sentido longitudinal. Secar bem com toalhas de papel. Colocar as ervas e o alho com casca nas cavidades inferiores do frango.

Alinhar com barbante ou fita. Coloque-os sobre uma assadeira preparada com papel manteiga. Misturar o sal grosso com água que cubra.

Deixar escorrer essa água e compactar esse sal sobre o frango prensando bem.

Introduza, se quiser, um termômetro na coxa do frango até atingir a temperatura de 80 graus C. Ou asse por 40 min aproximadamente .

Quebre a crosta de sal com a ponta de uma faca. Fatie e ou sirva a parte do frango que desejar

frango com sal grosso      galeto com salvia

 

galetoetortelon   galeto com tomilho mesaci  flan azeite de oliva

Flan de Doce de Leite Caseiro

PARA O DOCE DE LEITE

2 litros de leite integral

4 xíc de açúcar

1/2 fava de baunilha partida

PARA O FLAN

1 xic. de açúcar

1/2 xíc de água

2 ovos

14 gemas

PREPARO Doce de leite: Misture o leite com o açúcar até dissolver em uma panela de fundo grosso. Raspe as sementes de baunilha e coloque a fava também. Aqueça em fogo alto até quase ferver. Imediatamente abaixe o fogo, para que ferva lentamente. Vá retirando a espuma. Deixe ferver suavemente por aproximadamente 4  horas ou até que tenha uma consistência de mel. Deve render 4 xícaras.

Flan: Pré aqueça o forno a 120graus. Para o caramelo –  coloque o açúcar e a água em uma panelinha grossa até dissolver, não mexa.

Prepare uma assadeira para assar o flan em banho maria. Coloque os ovos e as gemas e bata em um recipiente, passe na peneira e depois acrescente o doce de leite. Coloque água fervente em uma assadeira e a forma do flan dentro desta ( pode ser aquela de pão ).  Cubra com papel alumínio e leve para assar em fogo médio por 3 horas ou até que o flan esteja firme e não balance.  Verifique se é necessário colocar mais água na assadeira durante o cozimento. Deixe esfriar ate desenformar. Conserve em geladeira. Sirva com nata fresca batida ( opcional ).

flan de doce de leite 3

Mais informações pelo e-mail cintyawachholz@gmail.com

 

 

Print Friendly